top of page

COMO FAZER O PEDIDO DE REVISÃO DE APOSENTADORIA

Você está insatisfeito com o valor da sua aposentadoria? Tem dúvidas se o INSS calculou corretamente o seu benefício? Se a resposta foi sim, então está na hora de fazer um pedido de revisão de aposentadoria.


É comum muitos aposentados pensarem que será necessário esperar 10 anos para requerer a revisão. Esse é um grande erro, pois nos 10 primeiros anos após a aposentadoria é que surgem as melhores oportunidades de aumentar o valor. Mas se você tem mais tempo, ainda assim não perca a esperança de ver seu benefício aumentar.


Há inúmeros tipos de revisões de aposentadoria, vamos destacar algumas delas: revisão da vida toda, revisão do teto, revisão de ação trabalhista, revisão da melhor DIB, revisão do buraco negro, revisão do buraco Dilma, das Atividades Múltiplas – duplo vínculo, exclusão do fator previdenciário.


Para te ajudar vamos explicar como fazer o pedido de revisão da sua aposentadoria.


Existe a possibilidade de solicitar a revisão da aposentadoria através do telefone 135. Nesse caso será agendada uma data para o segurado entregar pessoalmente os documentos em uma agência da previdência social. Com a pandemia inúmeras agências não estão atendendo e por isso é a forma mais difícil.


Além disso, pode-se solicitar a revisão pelo site ou aplicativo do INSS. Nas solicitações online é possível enviar todos os documentos necessários, facilitando a vida do aposentado.


Se sua opção foi pelo Meu INSS, siga os seguintes passos:


procure na página inicial a opção AGENDAMENTOS/SOLICITAÇÕES que surgirá a tela com a opção NOVO REQUERIMENTO. Clique na opção RECURSO E REVISÃO.


Nesse ponto pode aparecer uma tela para você atualizar as informações cadastrais, preste atenção se todas as informações estão corretas e atualize;


Depois clique em AVANÇAR e fique ciente da informação do INSS de que “ao protocolar o pedido de revisão todo o benefício será revisto, podendo resultar em diminuição ou até mesmo perda do direito”;


Aparecerá outra janela contendo informações gerais sobre o atendimento à distância; prossiga em avançar e aparecerá a página com suas informações, dados adicionais e anexos;


Por último surgirá uma pergunta “você aceita acompanhar o andamento do processo pelo MEU INSS, centrarl 135 ou e-mai? Se responder sim, lembre-se sempre de acompanhar o site para não perder prazo nos pedidos de exigência do INSS.


A outra possibilidade de requerer a revisão da aposentadoria é através de advogado, seja na esfera administrativa ou judicial. Inclusive, existem algumas revisões que não adianta requerer administrativamente, pois não são reconhecidas pela previdência. Uma das vantagens de requerer com o advogado é a apresentação dos cálculos, tendo assim, a certeza de sua aposentadoria terá ou não acréscimo no valor.


Não correndo o risco de ver o seu benefício ser diminuído pela previdência social.


Deixamos aqui uma importante dica: se você não tem certeza de qual revisão tem direito e que se sua aposentadoria vai ter algum acréscimo, melhor procurar um advogado especialista em direito previdenciário de sua confiança. Dessa forma, você estará assegurando a melhor opção de revisão de aposentadoria.


31 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page