top of page

COMO SABER QUANDO VOU ME APOSENTAR?

Atualizado: 18 de jun. de 2020

Todos nós sonhamos com a nossa aposentadoria, pois ela marca uma etapa de encerramento profissional. Acontece que após a reforma da previdência, houve mudanças e muitas variáveis na aposentadoria, dentre outras: 4 regras de transição, idade mínima, tempo de contribuição.


 


Entender tudo isso não é fácil, mas você pode começar utilizando o simulador automático do INSS, que oferece aos segurados uma calculadora para saber quanto tempo falta e o valor da sua aposentadoria.


Mas confiar somente nas simulações realizadas pelo site da previdência pode se tornar uma armadilha e você poderá demorar ainda mais para aposentar.


Isso porque muitas vezes o INSS não computa todos os períodos em que você trabalhou com carteira assinada, ou pagou o carnê de contribuição. Assim, é necessário conferir todos os dados de sua carteira de trabalho e dos carnês pagos.



Se você trabalhou em atividade rural poderá juntar esse tempo para antecipar sua aposentadoria, mas terá que juntar documentos e comprovar perante o INSS.


Além disso, se você trabalhou em algum período sem a carteira assinada poderá acrescentar no seu tempo de contribuição, mas será necessário comprovar com documentos da época ou entrar com uma ação na justiça do trabalho.


Uma dica importante é para você não se preocupar apenas com a data mais próxima de sua aposentadoria, mas leve também em consideração o valor. As vezes, se você aguardar 1 ou 2 anos a mais, poderá ter uma renda muito maior e isso vai fazer muita diferença na sua vida.


Na verdade, o ideal é fazer um estudo de todos os seus documentos, um planejamento previdenciário, verificar toda sua vida laboral e entender como e quando deve aposentar-se.


Está achando difícil? Peça ajuda de um profissional de sua confiança, principalmente especializado na área previdenciária, pois as inúmeras regras e recentes mudanças podem ajudar ou atrapalhar a sua futura aposentadoria.


 

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe esse artigo com seus amigos e familiares e não deixe de acompanhar nosso blog e instagram, sempre compartilhamos conteúdo para te auxiliar no processo de aposentadoria!

15 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page